Turismo de Compras e Lazer
O turismo de compras e lazer é tradição em Ribeirão Preto.
Muitas pessoas da região da cidade e de grandes centros buscam, em Ribeirão Preto, interesses comerciais e meios de lazer. Muitas delas visitam a cidade com frequência recorrente, seja para fins de negócios ou para diversão e, geralmente, ficam satisfeitas com o que encontram.
Turismo de compras e lazer
Todos os dias ônibus lotados chegam das cidades da região trazendo compradores para o variado comércio da cidade. Em Ribeirão Preto, a tradição de centro regional de comércio e prestação de serviços surgiu na época de ouro do café. Hoje em dia, a boa renda verificada na região, motivada pelo agronegócio, impulsiona os resultados desses setores no município.
Para quem tem interesse no turismo de compras e lazer, Ribeirão Preto possui cerca de 60.000 empresas, a maioria voltada ao comércio. Os visitantes contam com corredores comerciais em bairros, como:
- Campos Elíseos;
- Ipiranga;
- Jardim Paulista;
- Boulevard.
Nas ruas centenárias do centro da cidade, o visitante encontra um comércio variado e ainda conhece prédios históricos centenários.
Para compras e lazer, a cidade possui três grandes shoppings centers, o Ribeirão Shopping, o Shopping Santa Úrsula, o Novo Shopping e, em construção, o Shopping Iguatemi, que deve ser inaugurado em 2013.
Nos Mercado Central e Mercado da Cidade a gastronomia é uma atração à parte.
O setor de prestação de serviços é diversificado, com as seguintes atividades:
- Imobiliárias;
- Bancos;
- Hotéis;
- Bares e restaurantes;
- Escolas e universidades;
- Hospitais;
- Laboratórios e consultórios médicos e odontológicos;
- Escritórios de profissionais liberais (em advocacia, contabilidade e arquitetura);
- Transporte;
- Armazenagem de mercadorias;
- Comunicações.
(Fontes: IBGE-Instituto Brasileiro de Estatística. Jucesp – Junta Comercial do Estado de São Paulo. Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Arquivo Histórico Municipal de Ribeirão Preto. RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Ministério do Turismo)