Califórnia brasileira.O Termo, apesar de soar antigo, recuperá-lo seria utopia?
Enfim, um novo começo. 2017 promete. Ribeirão terá nos próximos anos, a possibilidade e retomar a liderança do charme que a consagrou. Temos tudo para isso. A referência na área do agronegócio, da saúde, da qualidade da água e da terra, do centro universitário, da pesquisa, do clima e dos acessos fáceis, a torna plenamente capaz de seduzir a todos que aqui nasceram ou que a escolheram para fincar raízes e investir.
Pois então, vem aí um novo governo, quem sabe mais comprometido com o fazer do que com o falar. A transformação é viável e está em nossas mãos. Para isso, o diálogo com as pessoas visionárias é imprescindível. O planejamento é imprescindível e é tão ou mais importante que as resoluções de curto prazo, como sanar os buracos nas ruas e os vazamentos na rede de água.
Na verdade, sempre gostei quando chegava a algum lugar e ouvia que Ribeirão Preto era a Califórnia Brasileira. Sentia um baita orgulho. E quem não?
Podemos sim recuperar isso e o setor de serviços de Ribeirão Preto pode se constituir na grande ferramenta para saneamento das finanças do município através da alavancagem e atração de novos investimentos. Vejam só: por conta dos atentados, a França perdeu 10% dos turistas e está apavorada com o impacto negativo em sua economia. Por conta disso, lançou nesta semana, um plano de investimento de milhões de euros para recuperar a economia através do segmento. O Japão, que recebe 20 milhões de turistas/ano, sabe o que isso representa e, da mesma forma, está aplicando novos planos de promoção.
O turismo como indutor de desenvolvimento não pode ser relegado a uma máquina fotográfica ou uma camisa florida. Quem pensa dessa forma, desconhece a sua realidade ou parou no tempo. Ele é muito mais do que isso. É business. É quase uma embaixada, uma central de negócios e vendas do destino, de catalisação de novos investidores, de geração de empregos, renda e qualidade de vida.
A grife Ribeirão Preto está logo aí ao nosso alcance.
A Califórnia Brasileira não é uma utopia.
Márcio Santiago
Advogado e Presidente do Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
http://www.revistaconnection.com/coluna-marcio-santiago1
Novembro/2016