AEROPORTO LEITE LOPES – EMPRESA TERMINA A 1ª ETAPA DE OBRAS E PREVÊ O TÉRMINO NO ANO DE 2021
O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes e administradora do aeródromo – anunciou que as obras de adequação na pista do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Preto, já estão prontas desde o último final de semana. “O objetivo é garantir condições de operação de voos internacionais com a ampliação do terminal de passageiros, além da recuperação da pista de ligação e do pátio de aeronaves”, explica o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
As intervenções tiveram início no final de setembro para implantação de área de giro nas duas cabeceiras da pista – 18 e 36 (turn around), a instalação de acostamento nas pistas de taxiamento de aeronaves e reforço na pista que dá acesso ao pátio. A empresa responsável pela obra é a Talude Construções, de Barueri, vencedora do certame em 13 de agosto ao apresentar o valor de R$ 3,945 milhões, desconto de R$ 255 mil e 6% abaixo do estimado em edital, de R$ 4,2 milhões.
O objetivo da intervenção é proporcionar mais segurança e flexibilidade às operações, facilitando as manobras dos aviões. Já as principais intervenções, custeadas pela União, estão previstas para começar ainda neste ano. A expectativa é de que o aeroporto fique completamente pronto em 2021. O Estado vai investir, no total, R$ 8,8 milhões referentes à contrapartida aos R$ 79,2 milhões que serão repassados pelo governo federal, via Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, projeto que totaliza R$ 88 milhões em investimentos, sobretudo no terminal de passageiros.
O diretor-presidente da Terminais Aduaneiros do Brasil (Tead), Carlos Ernesto de Campos, afirmou ao Tribuna em dezembro que o transporte internacional de cargas no Leite Lopes deverá começar em junho deste ano. A empresa investiu R$ 48 milhões na construção de um terminal alfandegado. Segundo ele, com o fim das obras de remodelação da pista será possível o pouso de aviões cargueiros modelos 767-300k e Airbus 330, com capacidade para cerca de 50 toneladas cada.
De acordo com o empresário, após o final das obras será preciso que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) certifique o aeroporto para o pouso destas aeronaves. A partir desta autorização serão resolvidas, segundo ele, outras pendências como a instalação de postos da Receita Federal e da Polícia Federal no local. “Estamos trabalhando com esta meta”, afirma. O Daesp também deve pedir à Anac a utilização de mais 300 metros da pista que hoje não podem ser computados para pousos e decolagens. Os voos internacionais terão como origem e destino Miami, na Flórida, nos Estados Unidos.
O Aeroporto Leite Lopes registrou alta no fluxo de passageiros e de cargas no ano passado em comparação com 2017 e ficou em primeiro lugar do ranking de movimentação entre os aeroportos administrados pelo Daesp. Os dados do Daesp mostram que passaram pelo terminal 877.356 viajantes até 31 de dezembro de 2018. No transporte de cargas, no ano passado o Leite Lopes movimentou 1.045 toneladas.
Inaugurado em 1939, atualmente o Leite Lopes opera voos da aviação geral (executiva) e regulares de empresas aéreas como Latam, Passaredo e Azul, que trabalham com aeronaves como o Airbus A320, E195, E 190, ATR 72. O aeródromo atende em tempo integral com voos nacionais de passageiros e de cargas.
Prefeitura vai licitar viaduto em fevereiro
A Secretaria Municipal de Obras Pública informa que o projeto executivo do viaduto que será construído no cruzamento das avenidas Brasil e Thomaz Alberto Whateli, na Zona Norte de Ribeirão Preto, já esta pronto e a documentação foi encaminhada para o departamento jurídico e á Secretaria Municipal da Administração para que a obra seja licitada, o que deve ocorrer em fevereiro.
A expectativa é de que as obras comecem em abril, caso não haja contestações administrativas ou judiciais dos participantes do processo licitatório. A construção do viaduto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade Urbana (PAC II), um pacote de obras que terá investimento de R$ 310 milhões.
Para viabilizar a parceria com o governo federal a administração municipal conseguiu empréstimo de R$ 33,4 milhões com o Banco do Brasil. A melhoria no tráfego de veículos daquela região é uma reivindicação antiga dos moradores da Zona Norte. Isso porque a avenida Brasil é umas das principais vias de acesso para bairros como Quintino Facci I e II, Avelino Alves Palma e Jardim Salgado Filho I.
Já a Thomaz Alberto Whately é a principal via de acesso para os bairros do Complexo Ribeirão Verde e ao próprio Aeroporto Leite Lopes. Segundo a Secretaria Municipal de Obras de Ribeirão Preto, a construção tem valor estimado de R$ 16,374 milhões. Entretanto, o valor final a ser contratado será conhecido após a licitação, em que poderão ocorrer eventuais descontos dos licitantes.
A prefeitura também informa que as avenidas do entorno já receberam recapeamento – Recife, Luiz Augusto Gomes de Matos, Carlos Drummond de Andrade, 19 de Junho, Milton Roselino e Orestes Lopes de Camargo. A Thomaz Alberto Whately fará parte do corredor Norte/Sul do Programa Ribeirão Mobilidade.
Por Redação Tribuna.
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