ABAV SOBE PARA US$ 700 MILHÕES A EXPECTATIVA DE NEGÓCIOS GERADOS APÓS A FEIRA
“Temos o maior programa de hosted buyers do Brasil, e contamos com os EBTs para isso. Eles indicaram os mercados prioritários que realmente vendem o Brasil”, comenta Antônio Azevedo, presidente da Abav Nacional, em entrevista ao HOSTELTUR BRASIL. Ele conta ainda que esse valor representa um incremento de 5% em relação aos números do ano passado. A projeção leva em conta um total de 1.300 compradores qualificados, sendo 200 internacionais e 1.100 brasileiros.
Entre os números parciais da edição 2015, estão cerca de 17 mil pré-inscritos, 332 estandes e 3.290 marcas – espera chegar nas 4.500. Eles vão ocupar três pavilhões do Anhembi, na capital paulista. Embora a área ocupada por expositores do setor público será 10% menor neste ano, desta vez, todos os 27 Estados estarão presentes – foram apenas 25 no ano passado. Em 2014, quase 4.600 agentes participaram das capacitações na Vila do Saber. Para esse ano, já há lista de espera.
Vale citar que, no dia 25 de agosto, quando foi realizada a coletiva oficial do evento, o número de pré-inscritos já era recorde: ultrapassava oito mil pessoas. No início desta semana (15 de setembro) o número já tinha dobrado, superando 17 mil pré-inscritos.
Além desses números, Azevedo ainda destaca um índice importante: “100% da receita da feira é aplicada no turismo do Brasil. Somos uma entidade civil sem fins lucrativos, os dirigentes trabalham de forma voluntária para fomentar o setor no Brasil”, diz ele, mas sem revelar qual o faturamento do evento. Além de destacar o fato de que todo dinheiro que a Abav levanta com a feira fica no Brasil, ele ainda destaca o papel da entidade como representante do turismo brasileiro em eventos pelo mundo.
Em relação à quantidade recorde de pré-inscritos, Azevedo destaca que participar da Abav este ano é crucial para retomada dos negócios. “É neste ano que podemos fazer a renovação e recuperação do turismo para o ano que vem. Agora é que podemos criar novas oportunidades, é na feira desse ano que vamos iniciar os projetos para 2016″, enfatiza ele.
Negócios
“É necessário traçar uma estratégia e saber o motivo pelo qual você está na feira”, aconselha Azevedo. Uma dica para que o expositor aproveite melhor o evento, é se cadastrar corretamente no novo sistema que permite o agendamento eletrônico de reuniões entre vendedores e compradores. Desta forma, o expositor não fica dependendo apenas de quem, aleatoriamente, decidir entrar no estande. Ao assumir uma posição pró-ativa, ele não passa despercebido pelos buyers interessados em seus serviços.
Em 2012, a Abav utilizava um sistema de agendamento do Sebrae para organizar as reuniões. Azevedo explica que os resultados eram razoáveis, mas não atendiam às expectativas de todo mundo. Então, em 2014, a entidade desenvolveu uma metodologia própria, mas ela também se mostrou inadequada. “Era necessário marcar uma hora na área de hosted buyer. Contudo, nem sempre buyers e suppliers conseguiam chegar no horário combinado”, comenta ele. Por isso, para 2015, a feira adotou o “sistema B2B perfeito”: o buyer marca com o supplier no local em que o supplier está via sistema eletrônico. “Assim fica muito mais fácil localizar e concretizar as negociações”, explica.
Relacionamento
Neste ano, o aplicativo do evento está mais leve e é uma ferramenta para facilitar a aproximação entre os presentes na feira é um aplicativo para celular pelo qual será possível se localizar na feira, marcar os estandes já visitados e guardar notas e fotos.
“Obviamente que o relacionamento não acontece só dentro do estande. Nós temos diversas áreas separadas, como a área do agente de viagens e das associadas congêneres. Isso, além de lounges espalhados pela feira e da praça de alimentação”, enumera, além de reforçar que “relacionamento é sinônimo de negócio, uma coisa puxa a outra”.
Capacitação
A Vila do Saber é um guarda-chuva de diversos eventos que colaboram para a capacitação do agente. Ela abriga o congresso da Abav(com palestras entre 12h30 e 17h), o espaço da Abracorp e salas que são usadas pelos expositores para divulgação de destinos e produtos (das 17h às 19h30).
(hosteltur)
Posts Relacionados
- » Convention Bureau solicita ao Prefeito Ricardo Silva, recém eleito de Ribeirão Preto, o retorno da Secretaria Municipal de Turismo.
- » A GENTE TE ESPERA NO FINAL DE SEMANA DO FERIADO DO DIA 15 DE NOVEMBRO!
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022