Theatro Pedro II
Theatro Pedro II – Em 1928, a Companhia Cervejaria Paulista iniciou a construção de um grande teatro de ópera, inspirado em casas de espetáculos europeias. No ano seguinte, em 1929, o crack da bolsa de Nova York provocou a crise cafeeira mundial, e afetou a construção do teatro em Ribeirão Preto.
De acordo com o Arquivo Histórico Municipal, “diversos padrões de acabamento foram alterados. Mesmo assim, o teatro surgiu como símbolo de poder da sociedade cafeeira. E foi inaugurado em 8 de outubro de 1930 com apresentação do filme “Alvorada do Amor””.
Em 15 de outubro de 1980 o teatro pegou fogo. O Pedro II entrara em decadência e funcionava como cinema. O incêndio comprometeu a estrutura do prédio. Após uma intensa mobilização de intelectuais, moradores e políticos, o teatro foi reconstruído e restaurado, sendo reinaugurado em 1996, para voltar a ser o principal cartão postal de Ribeirão Preto.
É o segundo maior teatro de ópera do país, em número de expectadores. Sua capacidade é de 1.588 lugares. O primeiro é o de Manaus, ele também símbolo da riqueza da elite da borracha daquela região do país.
Visitas podem ser agendadas, fale com o Convention Bureau: relacionamento@ribeiraopretoconvention.org.br ou pelo telefone (16) 3965-6191
Localização: Rua Álvares Cabral, 370 – Centro