Via do Café
Via do Café
A Via do Café é uma avenida que liga o centro da cidade ao bairro Monte Alegre, onde estão o Museu do Café, o Museu Geral de Ribeirão Preto e o campus da USP e a renomada Faculdade de Medicina.
Tem esse nome porque, antigamente, havia pés de café no canteiro central para lembrar que a cidade fora a Capital do Café, maior produtora do mundo, entre os anos de 1880 e 1930.
No final da Via do Café, vislumbra-se majestosas palmeiras imperiais nos jardins da antiga Fazenda Monte Alegre. A antiga sede foi transformada em museu e guarda as memórias de uma época de riqueza em que foi a maior produtora do “ouro verde” e Ribeirão Preto era a Capital Mundial do Café. Pertenceu a Francisco Schmidt, o Rei do Café.
“O Complexo dos Museus Municipais de Ribeirão Preto é uma das principais atrações turístico-culturais do interior do Estado de São Paulo, caracterizando-se como importante pólo de preservação e difusão da História de Ribeirão Preto e região. Este conjunto de 17.000 m2 é formado pelo Museu Histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos”, pelo Museu do Café “Francisco Schmidt”, pelo Jardim Botânico Municipal e pela Biblioteca e Centro de Documentação “José Pedro Miranda”, todos instalados dentro do Campus da USP em terreno da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto”. (Arquivo Histórico Municipal de Ribeirão Preto).
O território da antiga Fazenda Monte Alegre também abriga o Campus da USP e parques científico tecnológicos que projetam a Ribeirão Preto de hoje como centro difusor de conhecimento e descobertas.
Para mais informações: relacionamento@ribeiraopretoconvention.org.br ou pelo telefone (16) 3965-6191